Porque as bizarrices cotidianas devem ser comentadas

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Civilidade - Terceiro Ato

PEDESTRES X MOTORISTAS

É uma variante da total falta de compreensão em relação ao conceito "faixa de pedestre".

Resumindo de maneira extremamente simplista, depois da ampla divulgação sobre a importância de se respeitar a faixa de pedestres em prol dos MESMOS em vias desprovidas de semáforos, instituiu-se que:

SOU PEDESTRE. VEJO UMA FAIXA PINTADA NO CHÃO. ME JOGO NO MEIO DA RUA.

Independente de qualquer sinalização que possa haver ali ou se há um tráfego pesado de veículos no local.

Gente, vamos lá. É FÁCEL.

1 - Onde não há sinais de trânsito, se vossa pessoa está vindo a pé e chega a um cruzamento onde exista a tal faixa, tens a preferência. Desde que já não haja um carro/moto/ônibus/todos, já cruzando a faixa, em movimento. Não se jogue na frente dos carros. Pode acontecer de o motorista não conseguir frear a tempo e seu cérebro - ou o que quer que seja isso aí dentro da sua cabeça - ficar espalhado pelo asfalto. É esse o futuro que sonhaste para si? És suicida ó inteligência rara? Se os carros ainda não estiverem próximos à faixa, atravesse com cautela. Analise se não tem um ser a 140 km/h vindo em sua direção. Este elemento pode estar trocando a música e vai te atropelar. Mas como já foi mencionado, a preferência é sua. O motorista deve aguardar sua travessia. A maioria não respeita isso, eles estão errados, mas lembre-se que estamos falando aqui de galera sem civilidade. É o ponto crucial.

Neste caso, ambas as partes erram constantemente. Porque pedestre não pode se jogar em meio ao trânsito achando que incorporou Moisés para abrir a travessia de forma bíblica e motorista não pode atropelar o cara que já está atravessando uma rua sem farol. É a já comentada questão do bom senso que está...

Onde está Bom Senso?

2 - Se houver uma merda de um sinal, querido pedestre, e este tiver um bonequinho vermelho aceso e se esta luz estiver dentro do seu campo de visão, NÃO ATRAVESSE A RUA, ANIMAL. Pense que neguinho dentro do carro tem à sua frente a luz verde. Não é porque há uma faixa ali que ele vai parar. Sinal verde = "carros, andem!" Parem com isso, parem de se arremessar em frente aos carros no cruzamento da Brigadeiro com a Paulista, por favor, parem. Respeito é um treco que deve ser mútuo, vocês conseguem entender? Esforcem-se, por favor. Parar o carro para um doido atravessando fora de hora pode ser a causa de um acidente que vocês nem imaginam.

E também, matar idiota dá 7 anos de azar. E eu não tô aqui pra isso.

Nenhum comentário: