Porque as bizarrices cotidianas devem ser comentadas

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Papo cabeça, mó sério, meu.

Para os ClariceLispectorianos de plantão e gente com tempo livre que envia/posta/publica "mensagens para a vida" porque afinal é bonito, importante e inteligente sem sequer captar seu conteúdo na íntegra, deixo aqui aquele que considero o grande recado para a humanidade. É fácil, é didático, não contém expressões eruditas ou linguagem complexa. Trata-se de uma explicação simples com excelentes dicas ilustradas sobre a existência como um todo. O pedigree da coisa vem na assinatura da bagaça, uma vez que esta foi escrita a quatro mãos pelo grande mestre Toquinho e seu parceiro maior, o inigualável, incomparável, insubstituível gênio Vinicius de Moraes, nosso Poetinha.

[De gente assim que brasileiro devia ter orgulho e bater no peito, viu. Povo ainda não entendeu a base do famigerado "orgulho de ser brasileiro". Orgulho por quê? Porque nasceu aqui nessa floresta? Não, filhotes. Apoiem-se em motivos concretos para achar lindo pertencer a esta nação que não vai pra frente, ok? Ser conterrâneo desses caras é motivo de orgulho. Um dos poucos que temos. Oras.]

Resumindo, isso aqui fala que o rumo da sua vida, quem dá é você. Pois ela é uma folha em branco e tu tem na mão o quê? Um lápis, meu cabra. Olha a facilidade da parada: a folha é SUA, o lápis é SEU, vai lá, desenhe o que quiser. Comece pelo mobral, perca o medo, tente usar de outros apetrechos, arrisque e veja o resultado. OUSE. Ousando, horizontes vão se abrindo, surpresas surgem, basta ter iniciativa, basta ter a coragem para tentar usar um raio de um compasso, experimentar novas cores, deixar a imaginação sobrepor a razão. Isso é tão necessário para ir em frente como o bom senso também o é para que decisões vitais sejam tomadas. São atitudes complementares. Vai fundo e não se esqueça: o colorido, um dia, some. Acaba. Portanto, aproveite enquanto ainda há papel, lápis, tinta e criatividade. Pinte um belo quadro enquanto pode. Pois neguinho só restaura Michelangelos, Picassos, Van Goghs e afins - falo das obras que eles deixaram como resultado daquilo que desenharam em suas próprias "folhas quaisquer", não estas em si.

Quando você não puder mais desenhar, quando seu estoque de papel e lápis acabar, tudo descolorirá e não haverá a chance de voltar atrás. É o que rola, tentem enxergar. Isso não é a música da Faber Castell, apesar de aquele filme ser produto de mentes acima da média. Grande obra da propaganda, combinemos.

Isso é a sua vida.

O INÍCIO - tudo começa timidamente. as retas, o sol, a luva, poucos riscos que já vão preenchendo sua folha em branco. É o aprendizado, a base de tudo:

"Numa folha qualquer
eu desenho um sol amarelo e com cinco ou seis retas
é fácil fazer um castelo

Corro o lápis em torno
da mão e me dou uma luva
e se faço chover
com dois riscos
tenho um guarda-chuva"


A SURPRESA - algo inesperado faz você vislumbrar um importante detalhe que até então não havia considerado. Crescimento, evolução:

"Se um pinguinho de tinta
cai num pedacinho
azul do papel
num instante imagino
uma linda gaivota
a voar no céu"


VIVA SEM MEDO DE PARECER MEI LELÉ. - invente, abra sua mente, se jogue no que ainda não imaginara. Taque poesia nesta jornada, meu filho:

"Vai voando
contornando a imensa
curva norte e sul
vou com ela
viajando
Havaí
Pequim ou Istambul
pinto um barco a vela
brando navegando
é tanto céu e mar
num beijo azul
"


CORES - a vida precisa de cores. Não viva em preto e branco. Aventure-se, pense, crie, realize seus sonhos, ache graça nas coisas, faça valer o que vier:

"Entre as nuvens
vem surgindo um lindo
avião rosa e grená
tudo em volta colorindo
com suas luzes a piscar

basta imaginar e ele está
partindo, sereno e lindo
se a gente quiser
ele vai pousar"


INOVE, divirta-se, arrisque-se de maneira positiva, não se apegue às "pequenices" que às vezes nos tentam. É tudo muito fácil. O futuro é todo seu, faça dele algo belo:

"Numa folha qualquer
eu desenho um navio
de partida

com alguns bons amigos
bebendo de bem com a vida

de uma América a outra
eu consigo passar num segundo
giro um simples compasso
e num círculo eu faço o mundo"


ATENÇÃO, pois em algum momento precisamos pensar que lá na frente daremos de cara com o resultado de tudo o que fizemos até então:

"Um menino caminha
e caminhando chega no muro
e ali logo em frente
a esperar pela gente
o futuro está"


A GRANDE VERDADE DA VIDA:

"E o futuro é uma astronave
que tentamos pilotar
não tem tempo, nem piedade
nem tem hora de chegar
sem pedir licença
muda a nossa vida
e depois convida
a rir ou chorar"


FUTURO - não julgue, jamais lastime o que você terá nessa fase. É sua criação, benhê. Você escolheu seus lápis, suas cores, seus pensamentos. Chegar até aqui significa que você viveu. Não importa quando, mas como o futuro acontecerá:

"Nessa estrada não nos cabe
conhecer ou ver o que virá
o fim dela ninguém sabe
bem ao certo onde vai dar
vamos todos
numa linda passarela
de uma aquarela
que um dia enfim
descolorirá"


CONCLUSÃO. Não se preocupe com o desenho do cara ao lado. Nem com os daqueles que estão distantes (principalmente). Cuide do seu, cuide da sua vida, não tente estragar o que outra pessoa está fazendo, não perca tempo com isso, desenhe o quanto puder em sua folha. Só na sua. Quanto mais espaço preenchido houver, mais tempo sua VIDA vai demorar para descolorir:

"Numa folha qualquer
eu desenho um sol amarelo
(que descolorirá)
e com cinco ou seis retas
é fácil fazer um castelo
(que descolorirá)
giro um simples compasso
num círculo eu faço
o mundo
(que descolorirá)"


É isso.

Antes que algum gênio de plantão me venha com essa, obviamente trata-se da MINHA interpretação. SACO. Ou seria a da sua avó que mora na zona, por acaso? Mas que cazzo, Deus me ajude a não afogar uma anta dessas no tanque de lavar roupa. E claro, você está livre para pegar a porra da folha e fazer rabiscos sem sentido, grande manchas pretas, pessoas sem rostos e referências a sangue. Vai de você querer que seus pais sejam chamados na diretoria da escola, sim?

Bem. Espero ter dividido as estrofes corretamente. Porque se fiz merda, olha o tamanho do borrão que já meti na minha folha qualquer. Quase como derrubar Coca-Cola em cima do trabalho, PQP, Toquinho que me perdoe e Vinicius que não vire no túmulo por minha causa, Deerrrrr me livre.

Nenhum comentário: