Porque as bizarrices cotidianas devem ser comentadas

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A beleza por trás das datas festivas e a criação de novas tradições

Uma coisa que o ser humano tem é disposição para organizar e participar de grandes festividades, não é mesmo? Ai, eu acho super legal, viu. Essa alegria de viver, essa natureza que nos impele a ser feliz por um fiapo de motivo durante semanas, acho quase mágico. O gosto pela celebração, no sentido amplo, permite a repetição de tais eventos sucessivamente há eras, mas o que me surpreende é o constante surgimento de novas tradições - ah as tradições, sempre dando espaço para mais alguém poder sair por aí cantarolando em causa própria. Tem pra todo mundo.

Para exemplificar, por favor, analisem um resumo do calendário de 2012:

Carnaval - a parada existe desde 4 mil anos antes de Cristo, ou seja: é um sucesso incontestável. No Brasil é em Fevereiro, mas começando em Janeiro e terminando em Março. Porque não precisamos de motivos para beber, mas quando nos dão é uma beleza, certo? Aproveite e arrisque sair na rua com aquele penacho na cabeça porque durante este período, meu caro, penacho PODE.

Festa de São Vito - sua 94ª edição foi entre 12 de maio e 8 de julho, invadindo as ruas do Brás, em São Paulo, para homenagear o Santo Padroeiro do Sul da Itália (ALÔ COMUNIDADE). As mammas servem tudo o que é comida e vinho aos tonéis em suas barracas é até pista de dança com música ao vivo há. É uma beleza.

Corpus Christi - desde os idos tempos do Papa Urbano IV, coisa dos anos 1200. Sempre 2 meses depois da Páscoa, em 2012 aconteceu em 07 de junho. Bem...festa Cristã, sabe? Festejo de preceitos, para os católicos é meio que obrigatório participar da missa, há procissões infindas, com aquela serragem toda espalhada nos paralelepípedo que só de olhar me dá rinite, para testemunhar publicamente a veneração à Santíssima Eucaristia, etc. O que realmente importa é o fato da coisa toda acontecer de quinta a Domingo. O grande povo brasileiro, essa gente trabalhadora por natureza, aproveita o momento sagrado para passar 4 dias sem fazer porra nenhuma. BUNDANDO. Bebendo e ofendendo a Santíssima Trindade, como todo bom cristão. O feriado em si é facultativo, mas olha que o povo FACULTA, viu. Eu diria que é uma beleza esse negócio solenidades do corpo e sangue de Cristo. Be-le-za.

Festa de São Pedro Pescador - de 27 de junho a 01 de julho, aconteceu em Ubatuba a 89ª Festa de São Pedro Pescador. São apresentações musicais, manifestações artísticas da cultura caiçara, procissão noturna de canoas, corridas de canoas, meu povo!, quadrilhas, devolução de tartarugas ao mar e a mundialmente famosa tainha assada que olha gente: comam 18. 18 tainhas. Inteiras. Vai na minha. Uma. Beleza. Por mim, aqueles cara ficavam assando tainha ad eternum no Itagua e eu lá, comendo.

Festa de Nossa Senhora da Achiropita - Rolou entre 04 de agosto e 02 de setembro (opa, tá rolando) e já tem 86 anos que movimenta toda a comunidade italiana ali no Bixiga. É comida a dar com o pau, aquele canoli é algo ["Leave the gun. Take the canolis"]. Faz parte do calendário turístico de São Paulo, claro. É o que? Uma BELEZA.

La Tomatina - 29 de agosto em Buñol, Espanha. É a minha preferida, pois trata-se basicamente de 40 mil pessoas tacando tomates umas nas outras no meio da rua. Eles usam o que sobrou da colheita, ou algo assim, mas pensem que a quantidade de tomates disponível está na casa das TONELADAS. Centenas de toneladas. Os comerciantes locais protegem seus estabelecimentos da carnificina com imensas capas plásticas, se liga na zona. Um canhão de água sinaliza o início da baderna e a partir daí é cada um por si. Galera usa óculos de proteção, roupas velhas, galochas, equipamento de segurança. Dura exatamente uma hora. Mucho loco.
Esta barbárie acontece em Buñol desde os anos 40 e ninguém sabe ao certo a origem da coisa. Prevalece a teoria de que foi idéia de um bando de retardados, mas a bagunça é em honra dos santos padroeiros da cidade, Luis Bertran e Madre de Deus dels Desemparats. Enfim: é também uma beleza.

Festa de San Gennaro - Lá nas Mooca, bellões. De 08 de setembro a 07 de outubro. Acontece há 38 anos e ME VÃO LÁ COMER OS MACARRONI PORQUE VOCÊS NEM ME IMAGINAM OS TAMANHO DOS PRATO. Perguntem aos 150 mil carcamano que apareceram lá no ano passado. Tem sala VIP e tudo mais, é uma beleza sem fim.

Natal - Desde os anos 500. Essas bosta são sempre invenção de algum imperador romano desacorçoado, to pra ver gente mais doida do que esses caras que comandaram aquele império. Não sei quem foi o responsável por esta cagada, mas é fácil descobrir e ir pra Itália sapatear no tumulo deste inconveniente. Dura Dezembro inteiro, para o inferno da vida de quem mora em São Paulo e tem que aturar aquela arvore maldita do Obelisco, o Iguatemi, a Kitchens e a Paulista decorados com luzes enquanto vc está parado mofando dentro do seu carro, uma vez que o tráfego pára por completo e tu não vai nem pra frente nem pra trás. Causa: luzes. No dia 24 você é obrigado a participar daquela ceia onde conviverá com: a)crianças; b)todos os  malas da família; c)aqueles agregados de quem você foge o ano inteiro; e ainda tem que gastar bilhões comprando presentes pra essa gente. Mas como tudo o que a gente quer é um motivinho para beber, taí o Natal para garantir um santo porre em homenagem a Djísus. Porque SÓ BEBENDO MUITO, VIU. O bom é que no dia 25 você estará enfrentando a ressaca eterna de uma mente sem lembranças e me diga como proceder para curar o mal? Bebendo mais. Está em todos os manuais de sobrevivência ao álcool. É uma beleza sem fim, com a aprovação do aniversariante pois, se assim não desejasse, nosso Senhor haveria de ter transformado aquela merda de água em qualquer outra coisa. Sejamos sensatos em concordar que o filho de Deus não tinha apenas VINHO como opção.

E eis que, como foi comentado ali no início, 2012 veio para dar início a uma nova celebração. É oficial e a partir do próximo ano já teremos bandeirolas, fogueiras, bandas, barris de vodka e troca de presentes para comemorarmos o que?

A SEMANA DE VAMOS FODER A PAULA. Já consta do calendário e acontecerá anualmente de 09 a 19 de agosto. Diz a lenda que tal "semana" - o período estende-se por 10 dias - surgiu a partir de solicitações impossíveis e reclamações infundadas, sempre intercalados por acessos de loucura protagonizados por terceiros além de calúnia e difamação em torno da homenageada, situações que Paula, a pobre figura, deveria administrar fazendo o possível para manter a sanidade mental geral.
Houve boatos que pedidos de canonização chegaram à Santa Sé, mas foram negados, pois Paula tenta manter a ordem usando de blasfêmia e atitudes condenáveis em todas as esferas. Diz que tal festividade vem aí para competir com todo o legado de Baco, pois há garantias de que, para transpor tal período, as quantidades de álcool necessárias hão de superar o total de tomates que a Espanha usa na Tomatina.

Será uma beleza.

Aguardemos. 09 a 19/08/2013. Garanta sua vaga. 

2 comentários:

Madureira disse...

Dizem que não é de bom tom comentar apenas com um aheuahuehaueha, mesmo que esteja gargalhando. Então fiquei comedido e escrevi mais palavras. Eu me escangalho de rir aqui.

Paulinas disse...

Vida que eu levo nego pensa que é fácil......