Porque as bizarrices cotidianas devem ser comentadas

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Falando grego

Lia, agora há pouco, o novo brog da Bibi. Neste primeiro dia de atividades, há um post comentando as agruras que uma garota chamada Biessa - no caso, ela mesma - enfrenta para tentar fazer pessoas em geral compreenderem a pronúncia correta de seu nome.

O que poderia tranquilizá-la seria tomar conhecimento do fato que eu, de nome Paula - simples, fácil, comum - também sofro com o mau entendimento (imbecilidade, eu diria) das pessoas carentes de rápida compreensão.

Poderia citar algumas dezenas de diálogos como exemplo. Mas, recentemente, fui premiada com uma interlocutora cuja impressionante performance condensou a situação como um todo.

Numa de minhas crises noturnas de fome visigoda, passei a mão no aparelho telefônico e disquei para o Koi, restaurante japonês que, por ser incrivelmente próximo à minha residência, me entrega temakis gigantes e Luizinhos desde...........que abriu. Ou seja, os tintchureiros me conhecem.

Toquei lá, disse que faria um pedido e a pessoa do outro lado perguntou meu nome. "Paula", respondi sorridente.

"Maura?"

"Não. Paula."

"Laura?"

"Não...Paula!"

"Sara?"

"Não, Paula, porra!!"


"Carla?"


"PAULA! PAPA ALFA UNIFORM LIMA ALFA!"

"Desculpe, Claudia. Não estava entendendo direito..."

Desde então, virei a Claudia Scarcelli, cliente do Koi.

Outro caso aconteceu anos e anos atrás com uma garota que trabalhava comigo. Seu nome: Tuca. Também simples, fácil e prático, não?

Um belo dia, esta cidadã telefonou para algum editor bem importante que aguardava sua ligação. Como o sujeito não estava em seu respectivo aquário na redação, Tuca pediu para a secretária do homem anotar o recado. Foi quando a conversa me chamou atenção:

"Diga que a Tuca retornou, sim?"
- "Suca?"

"Não, meu bem. Tuca. Com T."

- "Cuca?"

"Não. Tu-Ca."

- "Luca?"

"TUCA!" - já grunhindo.

- "Duda?"

"TUUUCAAAA!!!" - Enfurecendo-se

- "Xuxa?"

"Nããããooooo!!! Tuca, sua galinha!!!!!"

E, soletrando, vermelha, urrando, descontrolada:

"P.........

U..........

T............

AAAAAAAAA!!!

TUUUUCAAAAAAAAAAA!!!!!!!!"

3 comentários:

Paula Ruas disse...

Oi!
Meu nome também é Paula e increvelmente as pessoas insistem em me chamar de Maura. Não sei se tenho problema de dicção ou se as pessoas é que tem problema de burrice (afinal, quem é que se chama Maura?). Enfim, nos últimos dois anos da faculdade até meus amigos só me chamavam de Maura.

Mosana disse...

eu passo quase sempre por isso; já me contento em ser chamada de qq nome que a pessoa bem entenda desde que me atenda.
é foda gente burra.. hoje de manhã ainda pensava nisso.. tem seres que deviam cogitar a idéia de ter um cérebro. seria bom para eles!
hehehehe
kisses
PS: leio sempre aqui!

Biessa disse...

Gente. Imagino o estresse pra entenderem Scarcelli.
=/