Porque as bizarrices cotidianas devem ser comentadas

terça-feira, 5 de março de 2013

Bloqueios

Me intriga a dificuldade doentia que a imensa maioria dos seres humanos adultos enfrenta em compreender uma negativa.

Digo seres, digo humanos e digo adultos, porque meus cachorros, por exemplo, ao ouvirem um "não" param imediatamente de fazer aquilo que NÃO deveriam, sentam, formulam sua pior cara de coitados e fixam o olhar em mim aguardando novas instruções. Com crianças a coisa é mais complicada mas funciona da mesma maneira.

"Tia, posso empurrar o Joãozinho na piscina, pular atrás e dar um caldo nele?"

"Não."

"Por que não?"

"Porque não, infeliz."

Pronto. Questão solucionada. O moleque vai ficar bicudo por 10 minutos e dane-se. Você não será obrigado a dar satisfações sobre o acidente que quase o vitimou para a pentelha da mãe do Joãozinho. Ele vai falar que você é chata, ela provavelmente vai te achar uma bisca que maltratou seu filho, mas eu mesma estou cagando para essa mulher.

Já os adultos, simplesmente não lidam bem com essa parada de "não pode/não tem/não dá/não quero/não gosto/não sei etc". Segundo a definição do Aurélio, "não" é um advérbio que exprime NEGAÇÃO/sentido contrário. Pronto. Só isso. SÓ. Olha que fácil. Se você perguntar se tem vaga no restaurante e o cara disser que não, é porque não tem. Nada pessoal. Se você perguntar se pode estacionar na frente da garagem de alguém e o dono da casa responder que não, é porque não pode. Nada contra, o cara não te odeia. Não pode porque não pode. Alguém vai chegar, sair, talvez ele queira colocar uma cadeira de praia ali na frente e ficar observando o movimento, sei lá, a garagem é dele. Não pode e acabou. Quando a gente vai numa loja e pede um vestido igual àquele azulzinho da vitrine mas só que em xadrez e a vendedora te fala que não fabricaram, é porque não fabricaram. Ela não quer foder sua vida. Não tem, o troço não existe.

Não é não. É o contrário de sim, minha gente. Não há ciência em torno deste conceito. Tenta pedir um filé com fritas no McDonald's, vai lá. A resposta será "não tem" - acompanhada de um muxoxo, além da cara de cu e desprezo que a atendente do drive thru estampará na fuça logo após revirar os olhos pedindo aos céus que um raio mortal te fulmine ali mesmo - posso garantir.

Aposto que "Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose" todos os biduzões sabem o que quer dizer.

Diariamente passo por situações estapafúrdias quando solto um não para alguém e isso anda me tirando a alegria de viver, que conste. O que tá acontecendo aqui? Todo mundo virou a Rainha do Egito agora, porra?

Imprimir uns panfleto com o significado da palavra, definição, suas variações, sinônimos, exemplos, rimas, anagramas, informações complementares e sair distribuindo pela rua, viu.

Quem quiser garantir o seu é só me procurar na Faria Lima com Cidade Jardim.

Vai amolar o boi, tá ligado?


Nenhum comentário: