Porque as bizarrices cotidianas devem ser comentadas

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Ciências exatas

PRA VARIAR, EU TO QUIETA NO MEU CANTO E ALGUÉM VEM ME IMPORTUNAR COM ALGUM ASSUNTO QUE  NÃO FAZ PARTE DA MINHA LISTA DE INTERESSES.

Só para variar.

Comecemos pelo início, uma simples questão auto-esclarecedora: quem sou eu para contestar esse negócio de astrologia, zodíaco, influências astrais que afetam um ser de acordo com o dia, local e horário de seu nascimento, associados à lua não sei onde, ascendente em sei lá quê,  definição de personalidade e previsões para o futuro da vida do caboclo, sejam elas baseadas em seu mapa astral ou horóscopo diário?

NINGUÉM.

Não entendo disso, não quero entender, sei que trata-se de uma ciência aí e assumo que não possuo conhecimento de espécie alguma em relação à mesma. A grande vantagem é que também não quero saber, olha que fácil, problema resolvido. Vai ser astrólogo lá na pemba. LÁ. Longe de mim.

Daí vem uma mulher que eu mal conheço, cola na minha e começa a discorrer sobre taurinos e o trabalho. Porque além de total desinteresse pelo assunto, é sempre importante relembrar que eu tenho muito tempo livre, sabe? Então, o que custa passar 40 minutos ouvindo baboseiras saídas da boca de uma criatura que nem chamada foi? Custa nada. Vamoaê. Tarra coçando o dedão do pé mesmo, problema nenhum, tia.

Isso é coisa daquele apito de chamar maluco que eu engoli 15 anos atrás e está até hoje engasgado na minha goela porque nunca consegui cuspi-lo de volta. É a única explicação que encontro para determinadas situações esdrúxulas nas quais me envolvo meio que sempre, sem saber exatamente como fui parar ali ou por qual motivo aquilo está acontecendo comigo.

Foi um aluguel sem fim e vou resumir em tópicos o que absorvi da agradável conversa que me foi imposta por esta mala do caralho a quatro de astróloga da puta que pariu.

1 - Taurinos são indivíduos teimosos - no sentido de que, se têm CERTEZA ABSOLUTA sobre algo, jamais aceitam uma contestação e não estamos falando aqui de neguinho mimado que bate o pé porque quer que qualquer imbecilidade seja do jeito deles. Estamos falando de gente que defende seu ponto pois está segura sobre o fato de estar com a razão; OKÁ.

2 - Gostam de uma rotina, seja ela organizada ou não, agradável ou não, normal ou não, apenas precisam da rotina, seja esta tomar Champagne em um veleiro ancorado na Costa Esmeralda 24/7, seja ir à Rua Bresser diariamente para trabalhar feito uma camela e não ser reconhecida; OKÁ.

3 - Têm uma visão de valor muito peculiar. Reconhecem o que está agregado a determinadas coisas, hábitos, tradições, labels. Gostam de boa comida, boa bebida, boa música, boas coisas, boa vida. Tudo interligado, percebe? Não é o tipo de gente que compra uma bota Hermès para ostentá-la. Compra porque sabe o valor oriundo da maravilhosa qualidade que aquilo tem. Tá ligado no detalhe de que a parada é feita a mão, que o couro do negócio é absolutamente nobre, o que faz do produto um bem durável, essas coisas. É neguinho que JAMAIS cogitará comprar uma réplica de Chanel apenas para exibir a famosa logomarca. A réplica não vale nada, a imagem da marca não associada ao valor da bolsa original simplesmente não faz sentido; OKÁ.

4 - São preguiçosos e não estamos nos referindo a indolência pura e simples. Preguiça é uma coisa, indolência e falta de comprometimento é um troço completamente diferente; OKÁ.

5 - Prezam o conforto de uma maneira que beira a devoção absoluta e creio que a tal da preguiça está totalmente ligada a este item em específico, assim como o típico comprometimento que assumem para com suas atividades profissionais. Preguiça vem do conforto, que vem do dinheiro, que vem do trabalho - lembrando que esta última associação dinheiro/trabalho não vale para o Sultão de Brunei, obviamente; Tá, OKÁ.

6 - São pessoas vaidosas, no sentido positivo da palavra. Gente vaidosa no sentido positivo da palavra é quem prefere a morte e todos os seus horrores à aparecer em público - e o público aqui pode ser composto por seu tio-avô cego acompanhado de sua mãe, aquela que te acha linda em situações onde isso é inconcebível - amarfanhada, descabelada, com cara de pastel. Esmalte descascado e ausência de um rimelzinho que seja, são pecados mortais e imperdoáveis. E sim, reparamos naquele indivíduo que foi à sua festa/evento/reunião de condomínio/ao trabalho e nem um pente no cabelo passou. Isso mostra descaso para com o próximo. Estar minimamente apresentável é obrigação, todos somos capazes disso, ok? Não estou dizendo que você TEM que ter a cara da Isabeli Fontana, e um closet inteiro Givenchy. Estamos abordando a possibilidade de trajar uma roupa passada e alinhada, estar com o cabelo arrumado e um sapato normal. Apenas isso. Respeite quem será obrigado a te olhar na cara. Porra; Super OKÁ.

E por aí vai. Sei lá mais o que é ser taurino. Lembro disso aí porque MEIO QUE concordo e talz. E tem outra: nasci em oito de maio de mil novecentos e setenta e cinco [abafa], às 8 horas da manhã, na cidade de São Paulo, onde vivo desde então. Segundo esta pazza, sou o que sou exclusivamente por causa do meu signo e todo o resto, como ascendente, lua, Saturno e uns outros trecos também. Ainda segundo a elementa, a conjunção astral foi o que definiu minha personalidade, não a vida. TÁ. Queria que essa pentelha apontasse qualquer tipo de semelhança entre eu e o carinha nascido neste exato momento ali na tribo Yorubá no meio da Nigéria. Vamos lá. Quero ver. To até fazendo uma pipoca para acompanhar a apresentação.

Voltemos.

Chegamos ao momento em que esta mina fala na minha cara que a MAIOR característica do taurino é ser, em sua totalidade absoluta, dependente da necessidade de produção. Que taurino nenhum nesse mundo poderia ter uma vida plena e gloriosa sem trabalhar muito. E aproveita para frisar que sim, este é o ponto principal, tá lá em luz néon piscante.

Pára tudo.

Até então, minha participação no diálogo resumia-se a uns "ahã", "uhum", "ahhhnnnn", "sei".

Diante desta última afirmação, me vi obrigada a questionar "mas tá, tudo bem, entendo que, infelizmente, a esmagadora maioria da imensa população mundial precisa trabalhar para produzir dinheiro e você na verdade quis dizer que a gente vai lá, acorda cedo, trampa feito um condenado e tem por princípio exercer tal atividade da maneira mais correta e responsável possível, é isso, né."

Não. Ela quis mesmo dizer que sem se esfalfar, nenhum taurino é completamente feliz.

SEI.

Insisti comentando "mas veja, se a pessoa tem uma herança que dá a ela uma rentabilidade mensal de US$500 mil líquidos, ela não precisa trabalhar de fato, convenhamos. Ela pode aproveitar tal liberdade para estudar, viajar, praticar bola ao cesto, CONHECER A ASTROLOGIA; ser voluntária em alguma instituição de caridade com a qual simpatize; prestar consultoria para empresas, associações de bairro, crime organizado, seitas obscuras ou para o Papa; ver TV, ser um come-dorme, tomar sol o dia todo, ir bater um bolo, sei lá, meu. Vai de cada um escolher o que quer para si e uma fortuna sem fim te dá essa autonomia. O cara não PRECISA cumprir um horário comercial e esperar o pagamentozinho dele a cada final de mês, ele não precisa passar pelo desgaste cruel e infinito que o mundo corporativo gentilmente nos oferece, concorda?"

Não, ela não concorda. Ela insiste que se você é touro sua necessidade máxima na vida é trabalhar. Muito. Se a escravidão ainda existisse, provavelmente teríamos vários casos de taurinos voluntariando-se para uma vaga na senzala.

Tá. Então eu NÃO SOU TAURINA, OK? Se vira, descobre aí meu signo, tu que é a espertalhona do zodíaco. Trouxa.

Fingi que meu telefone tocou, atendi e emendei uma conversa fictícia com um ser inexistente. Virei as costas dizendo que era super importante "depois a gente se fala, tchau".

Pelo amor de Deus, minha gente, eu imploro: não venham radiantes me falar "ai, eu sou super desorganizada porque sou de aquário". Não, você é desorganizada porque não é organizada, simple like that.

OU "ah, você ________________ [insira aqui a atitude de sua preferência] porque é de touro!"

Não, eu sou assim porque não tenho saco pra gente retardada e sou sociopata. Ponto.

Querida Astrologia, com todo o respeito, eu não acredito em você. Vá amolar aqueles que estão abertos a balelas de fundamento questionável.

Muito obrigada.


2 comentários:

Biessa disse...

me abraça!

Aqui no meu trabalho astrologia é assunto recorrente. Todo fim de mês quando da festa dos aniversariantes do mês, tem.
Aquele papo: 'aaaaaaaaaah mas então vc é assim carinhoso pq é de cancer'
me limito a bufar e tentar manter a sanidade

Paulinas disse...

bibi, ainda bem que não estamos sozinhas nesse mundo. Temos uma à outra pela eternidade. TJ, amiga.